top of page
Buscar

Prouni 2025 já começou: como se inscrever.

  • Foto do escritor: Emanuel Guedes
    Emanuel Guedes
  • 24 de jan.
  • 3 min de leitura

As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025 começaram nesta sexta-feira (24). Para concorrer a bolsas no ensino superior em faculdades privadas de todo o país, os candidatos precisam acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC) e fazer login com uma conta Gov.br.


As inscrições no programa vão até a próxima terça-feira (28) e podem ser realizadas por quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024 — com nota mínima de 450 nas provas objetivas, além de não ter zerado a redação. Não é permitida a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, antes de concluir o ensino médio).


A seguir, saiba como se inscrever nas vagas de primeiro semestre do Prouni 2025 e tire todas as suas dúvidas sobre o programa.


Prouni 2025: calendário completo:

.Período de inscrições: de 24 de janeiro a 28 de fevereiro

.Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro

.Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro

.Interesse na lista de espera: 26 e 27 de março

.Resultado da lista de espera: 1º de abril


Quem tem direito ao Prouni?


Para se inscrever no Prouni, o candidato deve ter feito o Enem 2023 ou 2024 e ter conseguido média de, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e superior a 0 na redação. Além disso, é preciso que ele se adeque a um dos requisitos a seguir.


.Ser professor da rede pública de ensino (para cursos de Pedagogia e Licenciatura);

.Ser pessoa com deficiência;

.Tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

.Tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

.Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

.Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

.Tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.


O que é PPI no Prouni?


PPI é a sigla para pessoas pretas, pardas e indígenas. Essa é uma das categorias de cotas do Prouni. Candidatos podem optar também por concorrer como PcD, pessoa com deficiência, ou Ampla concorrência, para disputar vagas com os demais candidatos. O programa não tem uma cota exclusiva de renda, já que o programa já é destinado para estudantes com ganhos mensais de no máximo três salários mínimos por pessoa.


Qual é a renda para ganhar bolsa no Prouni?


Para concorrer às bolsas integrais do Prouni, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.277 por pessoa. Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos, um total de R$ 4.554 por pessoa. Renda bruta é aquela da qual ainda não foram descontados nenhum imposto ou contribuição, como INSS e Imposto de Renda. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.


Como funciona o Prouni 2025?


Para concorrer a bolsas no Prouni 2025, o candidato deve selecionar duas opções de curso — incluindo a instituição de ensino e o turno — e colocar na ordem de preferência. Em seguida, é preciso escolher se quer concorrer na modalidade de cotas ou de ampla concorrência. Vale lembrar que, até o último dia de inscrição, é possível mudar a preferência dos cursos. Caso o candidato esteja na nota de corte, ele estará pré-selecionado.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page