top of page
Buscar

O Ibovespa registrou alta, impulsionado pela expectativa de que o Banco Central possa encerrar antecipadamente o ciclo de elevação da taxa Selic.

  • Foto do escritor: Emanuel Guedes
    Emanuel Guedes
  • 30 de jan.
  • 2 min de leitura

O Ibovespa avançava nesta quinta-feira, superando os 125 mil pontos, após decisão de política monetária do Banco Central na véspera, que confirmou expectativas com aumento da Selic para 13,25% e sinalização de mais uma alta de 1 ponto percentual na próxima reunião, mas deixou em aberto os próximos movimentos.


Por volta de 11h, o Ibovespa subia 1,31%, a 125.046,87 pontos, tendo chegado a 125.370,54 pontos na máxima até o momento, maior patamar intradia desde meados de dezembro. O volume financeiro totalizava 2,58 bilhões de reais.


No comunicado que acompanhou a decisão, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC optou por dar maior ênfase ao risco de desaceleração da economia, e assim não descarta que a extensão do ciclo pode ser menor do que estimado, de acordo com a avaliação de economistas da Genial Investimentos.


“Acreditamos que o BC avalia que a política monetária se encontra em um patamar demasiadamente contracionista, de modo que, já nos encontramos próximos do fim do ciclo de alta de juros”, afirmou a equipe da Genial, que ainda vê a Selic terminal na atual rodada de aumentos em 15%.


O patamar dos juros no Brasil tem sido um dos componentes desfavoráveis para a bolsa brasileira, com as ações disputando espaço com investimentos em renda fixa a taxas elevadas, além de receios sobre reflexo na economia e nos resultados corporativos, bem como no endividamento das empresas.


Economistas do Itaú Unibanco consideraram o comunicado do Copom com viés “um pouco mais brando” e, enquanto estimam um aumento de 1 ponto percentual na próxima reunião em março e uma taxa terminal de 15,75% ao ano, avaliam que os riscos indicam que o BC pode encerrar o ciclo antes disso.


No exterior, a queda nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos era mais um fator positivo para as negociações na B3, enquanto os futuros acionário norte-americano mostravam desempenho misto com balanços e sinalizações de “megacaps” no radar, entre elas Meta e Tesla.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page